Loja Mágica e Ilusão

domingo, 25 de julho de 2010

A Máscara


Olá,
Mais uma vez irei apresentar um artigo voltado a criação da personagem e o uso dela em suas apresentações.
Nos artigos anteriores foram descritos os métodos para a criação e a gênese da personagem com seus processos e detalhes. Agora iremos conhecer um método para o uso seguro da personagem trazendo mais verdade em suas apresentações que é o uso da Máscara.

O que é a Máscara?
A Máscara aqui descrita (Com M maiúsculo) não é aquelas que vendem por aí em lojas de fantasia, nem o uso de maquiagem, mas sim um conceito que poderá ser utilizado por qualquer um de vocês em qualquer momento que precisarem se apresentar incorporando com maior facilidade à personagem a pessoa que está atuando.
Muitas pessoas têm um pavor de subir em um palco e tem aquele frio na barriga insuportável que muitas vezes fazem tremer as pernas e a voz falhar. E como dominar esses sentimentos? Como ter mais segurança no palco? Como ser verdadeiro em sua atuação?
A resposta para as perguntas acima está no conceito descrito a seguir:

A Criação da Máscara
Para realizar a Criação da Máscara é necessário que anteriormente o ator/mágico tenha feito todos os processos de criação da personagem e esteja com ela totalmente dominada conhecendo assim seus mínimos detalhes.
O processo de criação é simples e parece com um ritual interior muito utilizado para a criação da Máscara Clown. O ator deverá se interiorizar em um ambiente calmo e com música suave. Deverá clarear a mente afastando totalmente os pensamentos impuros e os do cotidiano. Depois de fazer isso deverá concentrar-se na personagem e buscará juntar todos os elementos dela em um único objeto imaginário (Uma máscara). Esse objeto imaginário será a sua Máscara primária.
Ainda concentrado na Máscara primária procure dar cor e brilho a ela, e sinta seu peso nas mãos, sua textura, se é quente ou fria, enfim conheça muito bem a sua Máscara.
Depois de colocar todos os ingredientes (cor, textura, detalhes) pegue a Máscara e coloque junto ao peito e funda ela dentro de si próprio.
Lembrete: Sempre de olhos fechado e com concentração. Muitos podem achar uma bobagem o exercício acima, mas esse é um método que utilizei durante muitos anos e tem me ajudado muito para qualquer personagem e em inúmeras situações.

A colocação da Máscara
Para a colocação da Máscara e sua utilização existe um ritual bem simples.
Concentre-se em um canto anulando-se momentos antes de entrar em uma apresentação e busque puxar a Máscara que havia sido guardada dentro de seu peito. Puxe-a para fora e após isso feito vista-a no rosto com a mão vindo de cima até o queixo, e ao chegar no queixo prenda-a, e após isso feito você estará utilizando a mesma e será a personagem que estará indo ao palco.
Lembrete: Apesar da personagem estar incorporada na Máscara e tendo liberdade de ação na apresentação o ator/mágico é quem comanda todas as ações da mesma e sempre tem consciência total do que faz.
Para retirar a Máscara é só realizar o processo inverso do que foi descrito acima e puxa-la do queixo e traze-la até a cabeça retirando-a e depois de fazer isso colocar de volta ao peito.
Importante: Pode parecer uma bobagem o processo descrito acima, porém quem leva a sério e tem vontade de fazer pode ter certeza que funciona muito para anular inibições e ajudar a dar mais segurança ao trabalho de palco e a encarar multidões de espectadores.
Na Comédia Dell’arte e no Clown esse ritual é muito respeitado e utilizado e todos podem perceber que um verdadeiro clown sempre tem sua Máscara colocada no rosto de forma visível mesmo que seja uma simples pinta vermelha no nariz, e essa Máscara obedece ao mesmo ritual de preparação descrito acima, porém com muito mais complexidade.
Charlie Chaplin é um grande exemplo de Clown, pois o Carlitos nada mais era do que sua personagem clownesca e sempre utilizava a Máscara para sua incorporação.


A utilização da Máscara
Após ter criado sua Máscara primária ela estará pronta para ser usada e testada pelo Mágico em seus ensaios, porém ainda será preciso conhece-la bem e saber de seus limites, e isso só poderá ser sentido por cada pessoa e sempre em situações diferentes, pois cada um sabe o limite que deve atingir.
A Máscara é uma extensão do Mágico e obedece sempre à vontade do mesmo e nunca ao contrário.
Já vi inúmeros casos de artistas que não sabem separar suas personagens de sua vida própria e sentem-se mal após fazer um drama, ou até chegam a ponto de brigar com a família e amigos por causa de uma personagem que realiza no palco.
Portanto teste os limites que sua Máscara pode atingir antes de utiliza-la em suas apresentações.
Conforme você for se acostumando ao uso da Máscara mais natural ela será para você, e com o tempo ela ficará moldável para a utilização para várias personagens e para a troca rápida das mesmas quando for necessário.
Você com o tempo poderá ter diversas utilidades práticas para a Máscara em suas apresentações, porém a maior delas será a facilitação da incorporação da personagem e a segurança de poder realizar seu trabalho para quantas pessoas estiverem presentes.


Recomendações:

· Faça o uso da Máscara somente se tiver criado sua personagem.
· Leve muito a sério se realmente for fazer.
· Você controla a Máscara e não o contrário.

Aplicações úteis:
· Facilitar a incorporação da personagem.
· Derrubar a timidez.
· Aumentar a confiança e a segurança.

Espero que este conceito seja de grande ajuda para todos e nos próximos artigos estarei dissertando melhor sobre o assunto.

Autor: Robson Campos de Abreu (Jago)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Jago.
    De fato o uso de uma máscara anula a timidez, pelo menos comigo.
    E este conceito é válido não só para quem faz magia de palco/salão como tbm quem está inserido em street magic, no qual existe um contato direto.

    ResponderExcluir
  3. O uso da Máscara realmente se for aplicado a arte mágica é de grande valia, pois auxilia a deixar um tanto de lado a inibição. Vale para todas as categorias mágicas com toda a certeza.

    ResponderExcluir