Loja Mágica e Ilusão

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dificuldades! Como enfrentá-las?



Todos nós que trabalhamos, vivemos e respiramos teatro, seja como ator, diretor, etc. nem sempre encontramos um mar-de-rosas em nossas apresentações, pois sempre tem alguém na platéia que porta-se com inconveniência, ou então um público desinteressado, ou as condições do local são menores que as mínimas para uma apresentação. Bem! Aparecem dificuldades mil, mas como enfrentar essas dificuldades de forma digna e sem perder o profissionalismo?
Primeiro devemos pensar que a cada espetáculo que realizamos nunca teremos o mesmo público do anterior e nem as mesmas difuldades e facilidades, portanto alguns cuidados básicos devem sempre ser tomados pelo ator:
1- Estar com seus textos bem ensaiados.
2- Estar preparado sempre para imprevistos, e sempre saber improvisar quando necessário.
3- Estar sempre bem alimentado, porém sem exageros.
4- Não beber antes de apresentações
5- Estar sempre concentrado em seu camarim.

Sei que são preceitos básicos para qualquer ator, porém são regras que se não forem cumpridas irão ajudar no comprometimento do trabalho coletivo quando os imprevistos ocorrerem.

As dificuldades são inúmeras e se for enumerar cada uma delas aqui teremos um texto imenso, mas irei aqui apresentar algumas soluções:

1- Quando tivermos a péssima experiência de algumas pessoas que insistem em querer aparecer mais do que o ator em si. Podemos:
1-1. Perguntar se a pessoa em si quer ser ator, pois quer aparecer mais do que o próprio.
1-2. Simplesmente soltar alguma brincadeira rápida com a pessoa e logo em seguida ignorá-la.
1-3. Nunca faltar com a educação, mas se a pessoa insistir em perturbar, chame a segurança e peça para retirar.
Nunca dê a entender que você perdeu a calma, e nunca demonstre que se perdeu no texto por causa disso, pois isso gera uma percepção na platéia de que o ator é um amador no palco.

2- Quando temos uma platéia desinteressada. Devemos realizar o espetáculo mesmo assim, e analisar se podemos fazer algo que agite e anime essa platéia, pois existem soluções que parecem pequenas que muitas vezes fazem com que determinado ator seja ovacionado em sua cena, ex. Uma pequena mudança de palavras que atraiam a platéia, mas não ferem o texto. Se não conseguir isso durante o espetáculo, reflita durante o descanso no que poderá ser feito para incrementar a cena para torná-la mais agradável ao público.
Evite sempre improvisações sem necessidade com a finalidade de atrair a atenção do público, pois você poderá perder-se no texto, e aí a coisa fica pior.

3- Quando apresentamos em locais sem as devidas condições de palco e camarim. Nesse caso, a primeira opção é cancelar a apresentação, desde que visto com antecedência, mas se não for o caso, e a apresentação estiver perto de começar, o grupo tem o dever de ser profissional e realizar o espetáculo mesmo assim, pois são as dificuldades que tornam as pessoas melhores. O ator poderá estar em um camarim improvisado, estreito, sem espelhos ou até mesmo sem higiene, mas tem o dever de dar o melhor de si para a platéia, pois eles não são culpados pela péssima organização.
Nunca sejam desagradáveis com a platéia e nem deixem transparecer os problemas enfrentados, dêem o melhor de si e com certeza serão sempre lembrados por todos.

4- Quando enfrentarem uma platéia hostil. Esse é um caso raro, mas que pode acontecer com apresentações gratuitas. Nesse caso em que a maioria das pessoas podem gerar conflitos ou enormes dificuldades para os atores vocês interrompem rapidamente o espetáculo e deixam uma advertência de que na próxima vez que houver falta de respeito para com os atores o espetáculo será interrompido de imediato. Se mesmo assim voltar a ter incidências, então interrompam o espetáculo e deixem o local sem criar constrangimentos maiores.
Nunca! Nunca mesmo enfrente as pessoas que estão hostilizando. Chamem a segurança e se mesmo assim não adiantar, interrompam calmamente e sem criar confusões. Muitas vezes é melhor parecer um bobo do que brigar com pessoas ignorantes.

Sei que não dá para generalizarmos as dificuldades que os atores enfrentam no seu dia-a-dia, mas também não estou aqui para trazer as soluções para todos os problemas, e sim auxiliar aqueles que inciam sua jornada teatral, pois todos teremos problemas e dificuldades em graus diferentes, mas muitas são repetitivas e parecidas com as apresentadas acima.

Espero ter sido útil e conto com o comentário de todos.

Abrações fraternais e teatrais,
Robson Campos de Abreu

Um comentário: