Loja Mágica e Ilusão

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A criação da personagem

O Mágico hoje em dia além de ter a preocupação diária de ensaiar suas rotinas e ter pleno domínio das mágicas que realiza precisa criar um personagem conforme seu estilo de trabalho.
Por que a criação de uma personagem?
Simples! De que adianta ter uma rotina interessante e ter uma grande destreza se durante a apresentação não há uma interação ou convencimento da platéia de que há um Mágico atuando?

Vejamos abaixo alguns passos primordiais para a criação de seu personagem:

1. Estilo
2. Vestuário
3. Voz
4. Corpo
5. Acreditar!

Estilo:
Muitas pessoas preocupam-se em criar um visual interessante, mas não há o convencimento daquilo que se está fazendo.
Temos Mágicos de estilo Sombrio/Misterioso, outros de estilo Clássico, Humorístico, etc. Porém a pergunta que vêm à cabeça é “Como criar meu estilo?”.
O estilo do Mágico é o primeiro passo na criação de sua personagem, então pense calmamente em qual tipo de mágica você tem preferência.
Usaremos como exemplo o Mágico que prefere Salão e apresentar para o público infantil. Um estilo Sombrio pode ser assustador; um estilo clássico exigirá muita simpatia e habilidade; porém um estilo alegre e humorístico ou um tanto voltado ao palhaço com certeza irá ganhar muita atenção e gargalhadas e tornar a apresentação marcante do começo ao fim.

Vestuário:
Esse é um complemento do que foi dito anteriormente, pois de nada adianta ter um estilo Misterioso e estar usando bermuda e chinelos.
Procure adequar o seu vestuário ao seu estilo e de forma que tanto o Mágico como a platéia possam sentir-se a vontade.
Tente também transmitir sua mensagem claramente com seu vestuário, pois de nada adianta ter um ótimo repertório e ter um péssimo visual.
Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica, e um bom visual é um bom caminho para futuras contratações.

Voz:
Primeiramente tenha ensaiado tudo o que irá ser dito no seu roteiro, e procure corrigir quaisquer erros de português.
Após ter feito isso faça com regularidade exercícios de projeção vocal, para isso existem diversos cursos no mercado, e muitos gratuitos em oficinas de Teatro. Treine muito a projeção de voz pelo diafragma, pois nem sempre teremos um microfone a disposição.
Tenha muita clareza em sua voz e se necessário utilize tonalidades de voz diferentes da que se está acostumado em seu dia a dia, então haverá a necessidade de um policiamento ostensivo a fim de evitar deslizes durante uma apresentação.

Corpo:
Essa é uma das partes mais difíceis e trabalhosas na criação de uma personagem.
Defina como será essa personagem em seus mínimos detalhes. Observe o jeito de andar e a postura, defina os trejeitos físicos e trabalhe muito o olhar.
O olhar é a principal ferramenta de qualquer ator e para o Mágico pode auxiliar em cinqüenta por cento durante qualquer apresentação.
Se o seu estilo é humorístico utilize o olhar alegre, gestos estabanados aliados com um andar descompassado. Pode ser utilizado muito da linguagem Clown.
Se o seu estilo é o misterioso tenha a seriedade no olhar, um andar lento aliado a suaves e rápidos trejeitos com as mãos.
Se o estilo é clássico então utilize o olhar calmo e firme, o nadar normal trejeitos firmes e distintos.
Há sempre a necessidade de trabalhar o corpo com maestria e dedicação para que tudo seja natural ao espectador.

Acreditar!:
Acredite em sua personagem, pois ela é uma extensão de sua personalidade, e é aquele que marcará para sempre aqueles que o assistiram em ação.
Acredite sempre naquilo que estiver fazendo e o sucesso do seu trabalho estará com certeza muito mais facilmente alcançável.


E lembre-se que para tudo nessa vida o estudo e o aperfeiçoamento diário sempre serão necessários.

Autor: Robson Campos de Abreu - Jago

Um comentário: