Loja Mágica e Ilusão

sábado, 21 de agosto de 2010

A escolha da música

Olá,
Depois de um bom tempo sem escrever algo sobre o assunto Mágico-teatral para os amigos volto com um assunto de sumo interesse para todos que desejam montar um bom show.
De nada adianta um belo figurino, lindas mágicas e rotinas deslumbrantes se na hora da música a escolha é feita nas coxas como já vi muitos artistas fazerem.
A música precisa ajudar a expressar a mensagem que o artista quer passar a plateia, isto é, ela será uma auxiliadora que pode ajudar ou afundar seu número de mágica.
A música é tão importante que existe até categoria de premiação no Oscar, pois a mesma ajuda a criar todo o clima que vemos nos filmes, seja este um filme divertido e inafntil, ou seja aquele terror super hiper mega blaster assustador. Agora imagina um filme de terror somente com imagens e você com certeza terá sustos e arrepios, agora assista o mesmo e deixe-se embalar pela música, pode ter certeza que você será absorvido pela mesma e na hora do susto pulará da cadeira.
Bem, deixando de divagar e voltando a mágica...
A importância da escolha musical:
Você tem todo seu material compradinho, treinou por dias a fio, mas quer montar um show envolvente, e não sabe como fazer.
Bem! Primeiro veja o estilo do trabalho que você quer realizar, pois por exemplo você deseja realizar números de manipulação, e não cairá nada bem utilizar músicas da Xuxa durante a execução, não é mesmo? Pois além de tirar a atenção do publico para sua execução não cabe dentro de uma rotina pautada que será executada, para o mesmo é indicado o uso de músicas clássicas tais como Bach, Wagner, Mozart, etc... A intensidade da música deverá ser analizada e pautada conforme será sua apresentação, para tanto deve-se aliar sua rotina com a música e montar uma coreografia a fim de que não hajam brechas perceptíveis ao público.
Se você trabalha com Mágicas infantis utilize músicas voltadas à esse público tais como Balão Mágico, Xuxa, etc, ou então procure por músicas alegres e que transmitam essa sensação à sua plateia, evite utilizar músicas que estejam em outro idioma, e a música deve ser sempre uma complementação de sua rotina, de forma a torná-la mais polpuda e não desviar o foco de atenção de seu show.
Se você é um Mágico que quer fazer mistério, ou atuação para adultos, sendo cômico ou não pode usar e até mesmo abusar de músicas em outros idiomas, mas tome cuidado de saber bem a tradução da música que você está escolhendo, pois já vi artistas que utilizavam algumas músicas que eram sonoramente bonitas, mas que passavam mensagens de tristeza, ou até mesmo mensagens banais que para quem conhece estraga toda a rotina e desvia toda a beleza do trabalho apresentado.
Portanto a escolha de sua música é um fator importantíssimo para a beleza e sucesso de sua rotina, e tomem cuidado, mas muito cuidado ao escolhê-las em suas apresentações, pois as vezes um número lindo pode virar motivos de risadas.
Estou aberto a debates e aceitamos todas as sugestões do amigos nos comentários do blog.
Grandes abraços,
Robson Campos de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário